domingo, 21 de dezembro de 2014

Apple Watch: fracasso ou sucesso?


O cara escreve um post bem completo, com um ponto de vista e análise super equilibrada, bem fundamentada e com fatos. O ponto dele é claro: o watch da Apple será um fracasso!

Ele começa o post dizendo que pela primeira vez, em mais de dez anos, a Apple vai cometer um erro. Segundo ele, o Apple Watch tem erros de design, de ecossistema e de modelo de negócio. Ele afirma que a Apple não analisou corretamente o comportamento das pessoas.

Tudo que ele falou é lógico, racional e faz sentido. Ele quase ironiza as previsões de vendas feitas por analistas reconhecidos de mercado de que serão vendidas dezenas de milhões de unidades de Apple Watch. Ele avalia que o dispositivo pretende fazer muitas coisas que nós não precisamos, afirma que ele está inchado de recursos, tenta abocanhar tudo, é grande em tamanho e feio. Afirma de forma contundente que a Apple, pela primeira vez, exagerou no design, Por fim, a Apple deveria ter criado um dispositivo que realmente oferecesse algo novo e não o que está sendo anunciado, que é uma sobreposição de funções já oferecidas por equipamentos já existentes no mercado, inclusive da própria Apple.

Lembro quando a Apple lançou o IPod. Ninguém entendeu muito bem. O iPod era algo que reinventava algo já oferecido por equipamentos de outras empresas. É o iPhone? Lembro de colegas ridicularizando o iPhone dizendo: "como pode um telefone com um botão apenas?" E o iPad? Na época, eu vi dezenas de matérias onde analistas se mostravam decepcionados com o iPad, alguns mais sarcásticos diziam que o iPad nada mais era do que um iPhone gigante.

Enfim, respeito o que esse colega escreveu no post, eu juro que entendi tudo, mas nós não estamos no campo da racionalidade. Ele fala que a Apple não estudou bem o comportamento dos usuários, mas esse não é o ponto. A Apple não segue o comportamento, ela cria novos hábitos, necessidades e conveniências. Esse é o campo da Apple. Ela sai do campo racional e vai o campo emocional.

No final do post, desdizendo o próprio título do post "Why the Apple Watch will fail", ele segura a onda e diz que não tem tanta certeza a respeito do fracasso do novo lançamento da Apple. Ele fez bem. A verdade é que ninguém está seguro em avaliar a reação do mercado em relação à novidade da Apple.

Enfim, desculpe Sr. Tom, se vou desapontá-lo, mas eu quero um Apple Watch. Tô na fila :)





Enter your email address:


Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...