segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Novo livro de Carol Terra: Mídias Sociais... e agora?

Você trabalha com comunicação ou marketing? Se interessa pelo assunto? Então não deixe de ler o novo livro "Mídias Sociais... e agora?" , de Carolina Terra.

Quando eu comecei a blogar de verdade (até então eu era um mero observador), lá pelos idos de 2008, eu me deparei com algumas figuras que me inspiraram bastante. Uma delas foi Carol Terra. É impossível navegar pela web em busca de conceitos e experiências no uso de mídias sociais pelas empresas e não se deparar com a Carol. O seu blog RPalavreando continua sendo um ancoradouro seguro para as minhas pesquisas e aprendizado. Faça uma busca e verá o nome da Carol nos eventos, livros e blogs sobre mídias sociais. Ela é referência no assunto. Em resumo, eu pouco tempo descobri que estar conectado a ela seria uma boa.

Portanto, eu fiquei lisonjeado quando recebi o convite da Carol para que escrever a quarta capa de seu novo livro.

Lembro que ela me mandou o pdf do livro para que eu avaliasse. Eu estava em Vitória quando li o email. No dia seguinte eu voltei para o Rio. Nesse meio tempo eu devorei o livro!!! Comecei a ler o livro dentro do avião... e não parei mais. Conteúdo objetivo, prático e realmente útil. Aprendi bastante. Fiquei tão entusiasmado, inspirado, que saí escrevendo e o texto resultante ficou imenso. impossível para uma quarta capa.

Portanto, uso o espaço do blog para publicar o texto que fiz para o novo livro de Carol Terra: Mídias Sociais... e agora? mas que não foi publicado por ser longo demais. :)

Todos nós, como cidadãos, trabalhadores e consumidores, estamos sendo impactados pela introdução da internet em nossas vidas. Porém, o grande tsunami de transformação está a caminho através da introdução e adoção das mídias sociais pelas organizações. Sim, é isso mesmo, a onda está apenas chegando, mas vem forte. A computação social, que nos conecta com tudo e com todos através de um número espetacular e cada vez mais crescente de dispositivos, vem provocando radicais mudanças em como vivemos, nos relacionamos, trabalhamos, compramos e consumimos produtos e serviços. Uma das profissões mais afetadas é marketing e comunicação. Parece que nada mais é como antes. Entender esse novo mundo, essas novas dinâmicas, saber agir e tirar proveito desse tsunami das mídias sociais é o propósito de Carol Terra.

Saber encarar as mídias sociais como aliadas, e não como risco, será fundamental para o sucesso de qualquer profissional da área. Infelizmente, ainda existe muita literatura conceitual e de análise de cenários, mas o que nós precisamos é pousar a aeronave, transformar belos conceitos em ações práticas e de real valor para empresas e clientes, que nos ajudem a dar o norte e entender como evoluir nesse cenário de contínua transformação. Carol faz isso com muita competência nesse livro, navegando entre teoria e prática, dando dicas úteis, provendo um guia prático e colocando a bússola em nossas mãos. Mas não se engane, ela nos dá a bússola, mas quem escolhe o caminho é você. Ter a cabeça aberta, ser ousado, entender que não é feio dar dois passos para frente e um para trás, tudo isso ajuda. Entre no mundo das mídias sociais consciente de que vivemos em uma nova sociedade onde a palavra chave é colaboração, onde as relações humanas e valores estão mudando, ganhando novas proporções e impactando diretamente as organizações. A tecnologia abre caminho e cria novas possibilidades, porém no centro de tudo está um novo ser humano, mais poderoso, autônomo e influente. Entender como as mídias sociais pode ajudar o mundo dos negócios e do ambiente do trabalho é uma jornada, de aprendizado e experimentação, porém inevitável. Você pode escolher ficar olhando ou tomar a dianteira.

Acho que o livro vai ajudar nessa decisão. Abraços e boa viagem!

Digite seu email

Um serviço do FeedBurner

Um comentário:

Carol Terra disse...

Mauro, foi um prazer e uma honra tê-lo em um pedacinho do meu livro! Só tenho a agradecer. E quem aprende todos os dias sou eu com vc! Obrigada por trazer à área de comunicação esse olhar moderno, atualizado e sempre antenado! Grande abraço, @carolterra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...