sexta-feira, 19 de março de 2010

Os 4 desafios do Home Office e como tratá-los

Depois dos posts anteriores sobre home office, nada melhor do que responder a pergunta de 1 milhão de dólares: Quais são as recomendações para os trabalhadores e gerentes que têm que lidar com o home office? Quais são as melhores práticas?

Para isso, o melhor é procurar aprender com quem já vem evoluindo na "ciência" do home office nos últimos anos. Afortunadamente, um excelente estudo chamado "Set Up Remote Workers to Thrive" foi publicado pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology - em Nov/2009. O estudo foi preparado a partir da coleta da experiência de empresas como IBM, Procter & Gamble, AT&T e Accenture, empresas reconhecidamente líderes no trabalho remoto.

O estudo mostra que a modalidade é boa para os ambos os lados. Para os funcionários significa mais flexibilidade e melhor equilíbrio do velho dilema trabalho e vida pessoal. Para as empresas significa redução de custos e aumento da produtividade, além de aumento de poder na contratação e retenção de talentos. O estudo cita que a IBM, por exemplo, economiza U$ 100 milhões ao ano por permitir que 42% de seus funcionários trabalhem remotamente. Por outro lado, o trabalho remoto carrega um monte de desafios, como comunicação interna, relacionamento social e satisfação e compromisso do funcionários.


O excelente documento do MIT aponta, elabora e propõe soluções para os 4 desafios do home office:
1- Como encontrar o balanço do trabalho com vida pessoal;
2- Como compensar o isolamento do ambiente do trabalho;
3- Como compensar a falta da comunicação face-to-face;
4- Como compensar a falta de visibilidade do funcionário.

Também são apresentadas valiosas recomendações para os gerentes: como tratar, se relacionar e gerenciar os seus subordinados que trabalham remotamente.

Enfim, uma boa fonte de informação para quem deseja aprender mais sobre o home-office.

Digite seu email


Um serviço do FeedBurner

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...