quinta-feira, 1 de outubro de 2009

17% das empresas americanas já puniram empregados por violação das políticas de uso de blogs no trabalho

Um estudo sobre prevenção de perda de informações publicado em agosto pela Proofpoint me assustou um pouco. A Proofpoint entrevistou 220 empresas com mais de 1 mil empregados. O relatório produzido mostra que existe uma preocupação enorme com o vazamento de informações via email e que 38% das empresas pesquisadas têm funcionários contratados para fiscalizar os emails que são enviados pelos colegas para fora dos limites da empresa, isto é, aqueles que saem pela internet. Na pesquisa realizada em 2008 este número era de 29%, ou seja, a preocupação está aumentando a galope, apesar de não ter ficado claro prá mim como esta "tal fiscalização" acontece.

A Proofpoint é uma empresa que vende serviços de segurança de TI, especialmente segurança da informação com foco na gestão de emails, portanto é muito conveniente que o resultado do estudo seja assustador pois isto representa mais oportunidades de negócios para eles. Mas, infelizmente, os números não mentem.

Aproximadamente 1/3 das empresas pesquisadas teve pelo menos um caso de empregado demitido por violação das políticas de email nos últimos 12 meses. Me parece um número alto, né?

A preocupação com blogs aparece em destaque.
18% das empresas conduziram alguma investigação por vazamento de dados via blog ou outros fóruns, sendo que 17% das empresas aplicaram alguma ação disciplinar em funcionários que violaram as políticas de uso de blogs.
E mais, 9% reportaram que demitiram empregados por tal violação. Os números são crescentes comparados com os números de 2008.

A pesquisa também analisou a disseminação de informação confidencial e sensitiva através das redes sociais como LinkedIn e Facebook. Aproximadamente 17% das empresas disseram ter encontrado exposição de informação através destes canais, e 8% delas demitiram pelo menos 1 funcionário por conta disso.

YouTube e Twitter também preocupam e o reporte mostra números a respeito. Aliás, o reporte mostra tantos números e dimensões que até confunde. Mas vale circular pelos "findings" do reporte.

Acesse AQUI o press-release para ter um sumário do documento. Mas se você se interessar pelo tema, vá no reporte pois vale a pena. Ele é cheio de informação. Acesse AQUI (você vai ter que responder um breve questionário para ter acesso imediato em seguida).

Me arrisco a dizer que parte do problema vem das próprias empresas, talvez até a maior parte. Conheço várias delas que resolveram lançar blogs antes de se prepararem, ou seja, não pensaram num guia corporativo para uso de mídias sociais, não se preocuparam em educar a força de trabalho a respeito destas novas mídias, seus objetivos e como elas devem ser usadas. O efeito disso é catastrófico, quase sempre gerando uma primeira experiência negativa da empresa e criando barreiras enormes para novas experiências futuras no mundo da web 2.0.

Enfim, você acha que o cenário mostrado no reporte da Proofpoint é coisa somente da terra do Tio Sam? Acha que essa preocupação é exagero das empresas americanas? Independentemente de sua resposta, pode ter certeza que nós aqui no Brasil chegaremos lá rapidinho. Sempre brinco dizendo que se os canais de comunicação e relacionamento das empresas fossem canos de água, eles seriam furadinhos, escapando água por todos os lados. Imagine uma empresa que tem milhares de funcionários. Imagine que a maior parte deles interage diariamente por telefone, emails e reuniões com clientes, parceiros e fornecedores. Ninguém tem controle sobre isso. Você consegue imaginar o montão de informação e dados estratégicos que escapam por todos os lados que nem canos furados? Pois é, esta é a realidade das empresas no mundo de hoje. E nós temos que aprender a conviver com isso e trabalhar para minimizar esse risco evidente. O segredo atrás disso é educação e conscientização da força de trabalho a respeito do que é informação, do quanto ela vale e como ela deve ser tratada.

Acabou-se o que era doce, esta história de controle de informação não existe mais. E viva as redes sociais!!!

Assista abaixo um vídeo "marketeando" o reporte.


Digite seu email


Um serviço do FeedBurner

3 comentários:

Zee Lima disse...

Olá a todos!

Tudo começou com a vitimização da sociedade moderna. Após os anos 90, todos viraram vítimas... e com isso as verdadeiras vítimas foram transformadas em vilões.

Inversão de valores. Mas de tal forma que hj parece impossível distinguir o que estava do lado do quê.

Por exemplo, essa preocupação com "sigilo" se tornou desculpa para controle (vide 1984), e o que acontece na internet reflete o que acontece fora dela.

Hoje quem pode realmente expressar sem um pingo de preocupação sua opinião pessoal? Ainda mais quando a opinião tem algum tipo de posição mais calacada em distopia, ou é por natureza ácida.

Até mesmo meu eufenismo, está carregado disso... Ainda neste campo do "mea culpa" um dos argumentos de venda que eu, infelizmente, uso é justamente o controle de e-mails...

E veja bem, não é nada persuasivo não, é que muitos dos meus clientes me procuram justamente para saber o que pode ser feito neste campo.

Controle dentro e fora da rede. Orwell nunca esteve tão certo... infelizmente...

Ocappuccino.com disse...

Já aprendi nas diversas leituras aqui do A quinta onda que a cultura de comunicação da empresa na rede é o reflexo de sua cultura off line/interna da empresa e também já aprendi que os colaboradores estão ávidos por diálogo/interação. Por isso, muito cuidado e indico um texto de Marcio Cavalieri no blog RP e Consultoria Comunicacional: Mídia social, um movimento sem volta. Segue link
http://rpeconsultoriacomunicacional.blogspot.com/2009/10/midia-social-um-movimento-ssem-volta.html

MATEUS

Márcio Linhares disse...

Interessante este texto, Mauro.
Quase fui "punido" dentro de nossa IBM. Idos tempos... uns 20 anos!
Estou querendo contar a história
para o "povo IBM".
Mandei esse e-mail ai embaixo para o "ibmistas" e estou aguardando resposta.
Seu blog é nota 1000 e já votei para vê-lo livro!
Abraçao
Márcio Linhares

Olá pessoal,
Boa tarde! Quero fazer uma proposição para ser avaliada pela editoria de nossa revista "ibmista". Eu sou o Márcio Linhares, aposentado IBM e com uma bela lembrança dos meus exatos 25 anos que passei na nossa Cia.
Entrei por BH no dia 20/01/1972 e me aposentei no Rio no dia 20/01/1997. Fui RT OPD (se alguém não souber o que é isso eu conto!), Analista de Mktg na Matriz OPD/Rio, Gerente de Mktg da Filial BH. Em 1984 voltei para o Rio, de onde não sai mais e onde passei por Mass Mktg (Comunicação de Mktg), voltei para o campo, passei pela Gávea, em Educação, etc, etc, etc.
Entre outras coisas escrevi um livro com os "Casos da Viuva" (ia ser publicado pela IBM mas, quase juntos, deixaram a IBM o Roberto Castro Neves, o Waldemar Mariano e eu). O Roberto deu uma lida e achou que seria legal publicá-lo e passou a missão para o Waldemar. Saimos e o projeto se perdeu dentro da Cia. Fiz uma edição independente com outro nome: "Cenas da Vida. - Uma curta mostragem" (pode ser lido aqui: http://dassmoss.multiply.com/ .(são os contos/causos assinalados com cinco asteriscos).
Bem, mas na verdade o que eu os convido a pensar é na possibilidade de contar para o "mundo" um assunto interressante... Vocês acreditariam se eu dissesse que o "BLOG" foi inventado/criado dentro da IBM, por mim? Pois, é. Foi.
Poderíamos contar isso numa matéria do "ibmista".
Caso haja interesse vamos bater um bom papo que eu mostro tudo! São mais de 500 páginas de registro deste fato...
Além disso tem muita coisa legal sobre minha vida pós IBM. Depois da vida no mktg IBM tornei-me psicólogo, professor, sexólogo mas continuo apaixonado pela vida que, tenho intenção, de ir por mais uns 40 anos!
Um grande abraço!
Façam contato:
Márcio Eustáquio de Castro Linhares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...