quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Uma Festa da Pesada em 40 mil fotos

Texto meu publicado no blog Foco em Gerações que reproduzo abaixo.

Uma das evidentes características da geração Y é a vontade de registrar tudo que acontece em suas vidas. É fotografia digital, podcast, redes sociais, blogs, twitter, etc, etc, etc. Enfim, todos os segundos são documentados de alguma forma e compartilhado. Esse novo comportamento já começa a provocar mudanças significativas nas relações humanas.

O caso que vou narrar ocorreu poucos meses atrás. Soube dessa história no mês passado e acho que ela ilustra como a tecnologia vem mudando as coisas e a sociedade, além de ser divertida, apesar de trágica.

Em maio de 2009, um dormitório da New York University pegou fogo durante uma festa de adolescentes. A polícia de New York descobriu a origem do incêndio após analisar as evidências contidas em 25 iPhones, 15 Blackberries. 10 câmeras de vídeo e 40 câmeras digitais. Todos esses equipamentos foram obtidos com os estudantes que participaram da "festinha". Com esse acervo nas mãos, a polícia reconstruiu todo o evento a partir das mais de 40 mil fotos (e filmes) encontradas nos dispositivos eletrônicos. Um adolescente "maria fumaça", de 22 anos, chamado Danny Gordon foi o causador do incêndio. O cara fumou a noite toda e aí... bem, veja o filme e descubra o mistério desse evento.

Preste atenção no vídeo. Veja a seriedade com o que o detetive narra os acontecimentos versus o clima da festa. Fique atento quando o detetive comenta o número de fotos em que o jovem incendiário aparece portando o cigarro nas mãos.

Por favor, não deixe de ir até o final do vídeo. Entre na festinha. Sinta o clima da "party". Veja a reação da rapaziada ao saber que estava rolando um incêndio. A festa foi da pesada. Pena que eu estava no Rio nessa noite.




Police Slog Through 40,000 Insipid Party Pics To Find Cause Of Dorm Fire

Digite seu email

Um serviço do FeedBurner

5 comentários:

Pedro Souza Pinto disse...

Mauro, desculpe a ingenuidade, mas fiquei na dúvida: você sabe que a notícia, assim como tudo nesse site Onions News Network, é fake, né? è um site só de sátiras com o jornalismo.
Não duvido que esse tipo de investigação já seja possível, mas acho que de verdade mesmo algo assim ainda não aconteceu.

Ricardo Oneda disse...

Mauro, não acho que esse história seja verdadeira. O Onion News Network (ONN) é um site que faz vídeos no estilo pegadinhas, mas com uma aparência de profissionalismo que parece ser verdade.

Mauro Segura disse...

Pedro e Ricardo.
Eu também tenho a impressão que essa notícia é falsa. Deixa eu contar como eu cheguei até aqui.
Eu recebi o link para essa história algumas semanas atrás. Ela veio de duas fontes diferentes, ambos amigos meus. Os dois me informaram não saber se a notícia era verdadeira pois também receberam de outras fontes. Eu fiz uma pesquisa na web para tentar encontrar referências do caso e só encontrei repercussões do fato em outros blogs, quase todos internacionais. Também não encontrei referência em fontes jornalísticas confiáveis. Apesar dessas evidências, eu continuei ainda na dúvida se o caso era verdadeiro ou falso.
O fato é que eu achei a história tão divertida que resolvi colocar a notícia como verdadeira para ver no que dá. Ou seja, resolvi embarcar na onda da Onions News Network com a expectativa de alguém levantar a lebre da veracidade da história. Enfim, vocês foram os primeiros a me retornar questionando tudo isso. A ONN realmente faz muitas pegadinhas jornalísticas, mas não sei se tudo que está lá é 100% fake. Tenho que confessar que não tenho admiração por esse site.
Muito bom receber esses comentários de vocês. Obrigado por visitar o blog. Abraços. Mauro.

Almiro Leal disse...

Adorei a "P e g a d i n h a" perdida no texto :)

Mauro Segura disse...

Almiro. Eu acho que você foi o primeiro que viu a tal "pegadinha" no texto. Abraços e obrigado por visitar o blog. Mauro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...