terça-feira, 24 de março de 2009

Rádio VIAPAR - A rádio na Comunicação Interna Corporativa

Como já escrevi em post anterior, eu participei do 9º. Mix de Comunicação de Aberje recentemente e um dos casos apresentados me impressionou bastante. Na verdade não era uma novidade, já que a Rádio VIAPAR ganhou em outubro de 2008 o prêmio Aberje na categoria "Comunicação e Relacionamento com o Público Interno", onde disputou com “O Boticário”, HSBC, Carrefour, Vale, Fiat e Petrobras. Ou seja, briga de cachorro grande.

Na empresa onde trabalho a gente tem discutido a implementação de uma rádio como veículo de comunicação interna. Essa discussão já leva dois anos pois a gente sempre esbarra em obstáculos que julgamos complicados. O caso da VIAPAR jogou por terra muitas das complicações que imaginávamos existir e me desafiou a repensar o projeto da rádio para a empresa.

O caso foi apresentado por Marçal Siqueira no 9o. Mix.

Se você estiver com preguiça de ler todo esse post, então vai logo pro final para não deixar de ver o excelente vídeo que mostra tuuuudo a respeito do projeto.

Quem é a VIAPAR?
A VIAPAR - Rodovias Integradas do Paraná - nasceu em 1997, como resultado da privatização de algumas rodovias do Estado do Paraná. A VIAPAR é responsável por 548 quilômetros de malha viária e a sua concessão é de 24 anos. A empresa tem seis praças de arrecadação e sete bases operacionais, sendo que seis ficam junto às praças. São 600 funcionários, cuja maioria está localizada nas praças de pedágio.

Eles tinham um desafio enorme: como criar um canal de comunicação mais efetivo do aqueles já existentes? Como endereçar os funcionários que ficam nas praças de pedágio e nas bases operacionais em turnos de 6 horas, numa operação 24 x 7 (24 horas por 7 dias) ?

Antes da implementação da rádio, a empresa já possuía veículos de informação como murais (sistema bolsão que muda semanalmente), intranet, revista bimensal e uma newsletter que é enviada toda sexta-feira com dois ou três notícias/informações importantes.

A decisão foi criar uma rádio: a Rádio VIAPAR.

Parece complicado? Difícil? Caro? Marçal Siqueira diz que não.

Foi um investimento de R$ 17 mil em hardware e software. A rádio não é transmitida pelo ar, ela é transmitida por fibra óptica (é o meio usado para o som chegar até as praças de arrecadação e bases operacionais) e o estúdio está instalado na Assessoria de Comunicação, na sede da VIAPAR. Portanto ela não é uma rádio pública e não está submetida às normas do DENTEL. A rádio não tem fins comerciais.

O resumo é: a rádio fica num computador, gerenciado por um software simples e todo conteúdo é transmitido por cabo via rede interna da empresa para as localidades.

A rádio, que funciona 24 horas, conseguiu diminuir as distâncias e dar rapidez à transmissão da informação. A programação contém muitas sessões, eis alguns exemplos: Fale com a Diretoria, em que os colaboradores enviam perguntas para serem respondidas pelos executivos da empresa; Política da Empresa, quando a empresa divulga orientações importantes; Boletins de Correspondentes; Pedidos Musicais e Entretenimento, com resumos de novelas e outros temas. Isso tudo permeado com muita música. A rádio mistura momentos de descontração com informação educativa e orientativa. É um canal de comunicação direta da diretoria com os funcionários. Os funcionários gravam vinhetas, mandam recados e colaboram na programação.

Também foi criado um estúdio móvel que vai nas localidades e faz o programa com a contribuição dos funcionários do local.

O caso ficou conhecido. Uma pesquisa interna mostrou 96% de satisfação. O projeto ganhou prêmio na Aberje, virou notícia nas revistas Você SA e Exame, além de ter sido destaque em alguns noticiários da TV, como uma matéria interessante na TV Record.

Enfim, a Rádio VIAPAR virou referência e merece ser estudada se você tem interesse em implementar um projeto de rádio em sua empresa. A experiência deles prova que um projeto de rádio precisa ser altamente colaborativo, com os funcionários participando intensamente do projeto. Ninguém quer uma rádio com mensagem corporativa burocrática e chata.

Não deixe de ver o excelente vídeo abaixo que mostra a rádio em detalhes. É um vídeo que fará você entender o projeto por completo. Acesse aqui ou veja abaixo.

Rádio VIAPAR – A Integração sempre em Primeiro Lugar



Digite seu email

Um serviço do FeedBurner

2 comentários:

Anônimo disse...

Mauro, espero que esse exemplo seja o estímulo que faltava para a implementação da Rádio IBM! Mesmo não estando mais no time, seria imensa a satisfação de ver o projeto no ar. Sucesso aí pra vcs! Abraço, Marina Spirandelli

Mauro Segura disse...

Oi, Marina. Que bom ver você visitando meu blog. Estamos todos aqui com saudade de você. Em relação à rádio IBM eu acho difícil. Na minha avaliação, o momento da entrada de uma rádio na IBM Brasil talvez já tenha passado. Estamos muito focados na criação de comunidades onde o espírito colaborativo é primordial. De qualquer forma, a discussão de uma rádio sempre aparece nas reuniões. Abraços. Mauro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...